Home » Uncategorized » ISCED-Benguela: Mestrandos em Metodologia do Ensino Primário (Ensino da Língua Portuguesa) em oficina formativa

ISCED-Benguela: Mestrandos em Metodologia do Ensino Primário (Ensino da Língua Portuguesa) em oficina formativa

Estudantes do curso de Mestrado em Metodologia do Ensino Primário (MMEP), na especialização: Ensino da Língua Portuguesa para o Ensino Primário, desenvolvem actividades práticas, designadas oficinas, para o aprimoramento das técnicas de “ensino de iniciação à leitura e da escrita no ensino primário“, nível que vai da Iniciação à 6a. classe. Os trabalhos decorrem desde o dia 30 de Janeiro e pressupõem actividades autónomas (por parte dos estudantes), mediante pesquisas e outras acções fora do ambiente de sala de aula.

Rui Ramos, do Instituto de Educação da Universidade, é dos quadros que endossa o grupo de docentes daquela Instituição portuguesa que, no ISCED-Benguela, prepara o segundo conjunto de jovens angolanos nesta área de ensino a qual, além de aulas teóricas, práticas e teórico-práticas, incorpora testes de avaliação. O processo formativo deste curso, no ISCED-Benguela, tem vindo a ser acompanhado pelos docentes António dos Santos e Joana Quinta, designados “pares”, no seguimento dos termos da cooperação entre a Universidade do Minho e o ISCED-Benguela em vista a assunção em próximas edições. Refira-se que esta é a segunda edição do Mestrado em Metodologia do Ensino Primário, o qual incorpora estudantes de quase todo o país, num total de 30 (trinta), maior parte deles do sexo masculino. Para além da opção: Ensino da Língua Portuguesa para o Ensino Primário, o Mestrado em Metodologia do Ensino Primário tem como saídas as especializações em Metodologia do Ensino da Matemática e Metodologia do Ensino das Ciências Sociais e da Natureza, ambos no Ensino Primário. Para já, os níveis de participação têm colhido as melhores considerações e podem constituir um forte elemento a considerar na avaliação externa em termos de propostas para outros cursos de pós-graduação encaminhados por esta instituição, a mais antiga da província de Benguela.

Edição: Jilson Ribeiro, Franclin Bastos e Isaac Santo

Produção: DTIC-ISCED-Benguela

Arquivo