O Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela (ISCED) é uma Unidade Orgânica criada com o objectivo de formar licenciados para o ensino.
O ISCED de Benguela surgiu como consequência do compromisso assumido por Sua Excelência Presidente da República, Eng.º José Eduardo dos Santos, em Agosto de 1992, na cidade do Lobito, província de Benguela.
Criado a 30 de Junho de 1993 por despacho do então Reitor da U. A. N., Eng.º José Luís Guerra Marques, o ISCED de Benguela emerge como primeira instituição de ensino superior nesta província em regime presencial, que arrancou há 04 de Janeiro de 1994 com uma matrícula de 202 estudantes distribuídos nas especialidades de Psicologia, Pedagogia, Matemática, Geografia e Historia, tendo funcionado com 19 docentes.
O edifício onde actualmente funciona o ISCED de Benguela foi inaugurado a 17 de Maio de 1994 pelo Chefe da Casa Civil da Presidência da República em representação do Sr. Presidente da República, Eng.º José Eduardo dos Santos.
Missão
O Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela tem por missão o desenvolvimento de actividades de formação académica e profissional de alto nível, da investigação científica e da extensão universitária na área de ciências da educação.
Visão
O Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela (ISCED-Benguela) almeja transformar-se numa instituição de referência, tanto no seu âmbito quanto em todo o país, no campo das ciências da educação. Esta visão é sustentada pelo compromisso de formar profissionais altamente qualificados, dotados de conhecimentos, competências e valores que lhes permitam uma intervenção social e profissional de excelência.
Links uteis
Decreto Presidencial n.º 300/21, de 13 de Dezembro
Decreto Presidencial n.º 285/20, de 29 de Outubro