Dos 5,8 milhões de estudantes em 2009, passamos para 8,3 milhões em 2015, de acordo com o Ministério da Educação.
O sistema educativo nacional registou, em seis anos, um aumento de 2.474.454 alunos, de acordo com dados divulgados hoje pelo Ministério da Educação (MED). De acordo com o mapa estatístico do MED, em 2009 o sistema teve 5.834.454 estudantes registados, número que cresceu para 8.308.908 alunos, em 2015
“A evolução da cifra é fruto do esforço do executivo para o cumprimento dos objectivos do pelouro da educação e de melhoria da qualidade de ensino”, lê-se no documento divulgado pela Angop.
Segundo a instituição, a intenção é a de continuar a trabalhar para a edificação de novas escolas, tendo em vista a redução do número de crianças e jovens fora do sistema e melhorar as condições de aprendizagem em todo país.
“A qualidade de ensino passa pela construção de escolas desde o ensino primário ao secundário do primeiro e segundo ciclo”, reforça.
O MED adianta que o plano visa aumentar a cifra em 2020 para 70 por cento, bem como aumentar a taxa de conclusão da classe de iniciação para 90 por cento das crianças com cinco anos de idade.
“Apesar de existirem alguns ainda sem a qualidade desejada, o MED já conta com muitos professores formados em escolas de formação de professores”, cita o documento.
O Ministério da Educação controla a alfabetização, ensino especial, iniciação, primário, ensino secundário do primeiro e segundo ciclo e segundo ciclo.
fonte: Rede Angola[em linha]